TOPONÍMIA  BENFEITENSE

Antes destas 3 formas toponímicas, a Benfeita já constava como Bienfecta numa escritura de compra e venda existente no Arquivo da Universidade de Coimbra, redigida em Latim e datada em 1196. Nesta época, todos os escritos oficiais eram lavrados em Latim dado que o Português só foi adoptado como língua oficial em 1297, no reinado de D.Dinis.

Etimologicamente, "Bienfecta" evoluiu naturalmente para "Bemfeyta" e, conforme poderá ser verificado num "numeramento" (censo populacional) mandado fazer em 1527, no reinado de D.João III, a nossa aldeia já assim era designada.

Depois, terá mudado o "y" em "i" após a Reforma Ortográfica de 1911 e o "m" em "n", com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico Luso Brasileiro de 1945, passando a partir de então a ter definida a sua grafia actual.

De notar que o novo Acordo Ortográfico de 1990, reintroduziu as letras Kk (capa), Ww (dâblio) e Yy (ípsilon) no alfabeto português, embora só possam ser utilizadas em topónimos originários de outras línguas e seus derivados, não sendo admissível regressar à grafia antiga.

O nome das ruas

Existem dois tipos de placas toponímicas: as que, simplesmente, indicam o nome das localidades (em letras maiúsculas pintadas a negro sobre fundo branco, para maior destaque, e colocadas em suportes verticais na beira das estradas, a uma altura de aproximadamente 1,5m ) e as que designam o nome das ruas e de outros espaços urbanos (regra geral colocadas nos prédios, no início e no fim da rua, e em todos os cruzamentos, a uma altura de aproximadamente 3,0m).

Algumas ruas da Benfeita já têm o seu nome gravado em placa desde há muitos anos. Nomes de gente ilustre da terra que os benfeitenses bem-quiseram, e homenagearam, quer pelo prestígio que alcançaram em vida, quer pelo trabalho e dedicação desenvolvido em prol da sua terra, dentro ou fora dela, o que os fez merecer um reconhecimento póstumo no coração de todos os naturais da aldeia, como é o caso de:

Placa localizada na Praça Praça José Simões Dias  (9) - desde 1913 - Praça onde entroncam as ruas: Leonardo Gonçalves Mathias (8), Outeiro (29), Fundo (10) e António Nunes Leitão (11).

 Rua Leonardo Gonçalves Mathias  (8) - desde 1942 - Rua do Largo do Tanque (47) à Ponte do Cabo.

 Rua Alfredo Nunes Santos Oliveira  (21) - desde 1960 - Rua que começa no Largo do Areal (18) e termina na Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8).

 Rua António Nunes Leitão  (11) - desde 1962 - Rua que se estende da Praça Simões Dias (9) ao Largo da Oliveira (6).

 Rua Leonardo Gonçalves Mathias  (8) - desde 1971 - Prolongamento da rua já existente da Ponte do Cabo à Praça Simões Dias (9).

 Avenida Dr. Mário Mathias  (7) - desde 1972 - Avenida que começa no Largo da Oliveira (6) e termina no Largo do Tanque (47).

Rua Leonardo Gonçalves Mathias
Rua Alfredo N.S.Oliveira
Rua António Nunes Leitão
Avenida Dr.Mário Mathias

As placas antigas já colocadas foram executadas em diversas épocas e estiveram de acordo com o gosto e a capacidade financeira do povo de então, em azulejo, em mármore e em granito, e constituíram o ponto alto do reconhecimento de toda a população da Benfeita, àqueles que "por obras valerosas" se distinguiram no seu engrandecimento e prestígio, razão pela qual foram adquiridas por subscrição pública.

As novas placas da Benfeita foram produzidas na empresa Ambienti d'Interni, Unipessoal, Lda, de Proença-a-Nova, parceiro oficial das Aldeias do Xisto, num formato rectangular com os lados curvos e os cantos arredondados, tipo ecran de televisão antigo, utilizando um material inovador, de alta resistência e durabilidade, feito à base de resinas termo-endurecidas, o compacto Fenólico G021, de cor cinzento ardósia e um novo sistema de fixação oculta, sem parafusos visíveis. A informação do nome da rua é fresada e fica embutida na resina, em cor branco-leite, o que permite um bom contraste e uma baixa manutenção.

Nova placa toponímica

Outros locais, embora já lhes tivessem sido atribuídos nomes, ainda não tiveram a oportunidade de receberem a distinção de ostentarem a respectiva placa identificativa, como é o caso de:

Largo
da Capela
(22) Espaço frontal e lateral à Capela de Nossa Senhora da Assunção, ladeado pelas ruas: Alfredo Nunes Santos Oliveira (21) e Leonardo Gonçalves Mathias (8).
Largo
do Areal
(18) Recinto com parque de estacionamento, frente ao edifício da Junta de Freguesia.
Largo
da Oliveira
(6) Espaço onde entroncam as ruas: António Nunes Leitão (11), Fonte de Lagares (3), Liga de Melhoramentos (1) e Av.Dr.Mário Mathias (7).
Escadas
de Santa Rita
(27) Começa na Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8) e termina na última residência do acesso a São Bartolomeu.
Rua
do Fundo
(10) Começa na Praça Simões Dias (9) e termina na Av.Dr.Mário Mathias (7), junto à Igreja Matriz.
Rua
da Carreira
(20) Começa no Largo do Areal (18) e termina na Rua do Fundo (10).

Passe o rato sobre o local cujo nome pretende ver
Passe o rato Cemitério da Corga Campo polidesportivo Liga de Melhoramentos Moínho do Figueiral Centro Social e Lar de Idosos Igreja de Santa Cecília Antiga Escola Primária Jardim Infantil Jardim Simões Dias Jardim Leonardo Mathias Casa Simões Dias Posto médico Edifício Junta de Freguesia Fonte das Moscas Capela Senhor dos Passos Capela de NªSª da Assunção Torre da Paz Ribeira da Mata Ribeira do Carcavão (foz) Capela de Santa Rita Rua Liga de Melhoramentos Rua Manuel Simões Dias Rua Fonte de Lagares Rua do Vale Rua da Várzea Largo da Oliveira Avenida Dr.Mário Mathias Rua Leonardo Gonçalves Mathias Praça Simões Dias Rua do Fundo Rua António Nunes Leitão Rua Rancho dos Manjericos Beco do "Quinta-Feira" Beco da "Gorda" Travessa da Moenda Beco do Forno Escadinhas da Carreira Largo do Areal Recinto Entre Águas Rua da Carreira Rua Alfredo Nunes Santos Oliveira Largo da Capela Travessa da Capela Travessa do Algaça Rua da Malhada Largo da Paz Escadas de Santa Rita Travessa da Praça Rua do Outeiro Escadaria do Doutor Escadas dos Loureiros Rua Levada das Latadinhas Escadas das Latadinhas Rua dos Loureiros Travessa do Alecrim Rua Rosa Gomes Travessa do Olival Rua do Quintal Largo da Bela Vista Rua da Escola Rua Fraga da Pena Largo do Tanque

Veja agora, abaixo, os nomes que se juntarão àqueles que atrás mencionámos, já tradicionalmente usados entre nós, e que serão, também, gravados nas novas placas toponímicas.

Rua
Liga de
Melhoramentos
(1) Começa da Rua Manuel Simões Dias (2) e termina na garagem da Peneda Lisa.
Rua
Manuel
Simões Dias
(2) Começa no Largo da Oliveira (6) e termina na Rua da Liga de Melhoramentos (1).
Rua
da Fonte
de Lagares
(3) Vulgarmente conhecida por rua do Cemitério; começa no Largo da Oliveira (6) e termina na última residência após o Cemitério.
Rua
do Vale
(4) Começa na Rua Fonte de Lagares (3), junto ao Cemitério, e termina no largo antes da última residência.
Rua
da Várzea
(5) Começa na Rua Fonte de Lagares (3) e termina na Rua da Liga de Melhoramentos (1). Caminho destinado a circulação pedonal, paralelo à ribeira.
Rua
Rancho
dos Manjericos
(12) Começa na Rua António Nunes Leitão (11) e termina na Rua do Fundo (10).
Beco
do
"Quinta-Feira"
(13) Começa na Rua Rancho dos Manjericos (12) e termina no portão que dá acesso à propriedade.
Beco
da Gorda
(14) Começa na Rua do Fundo (10) e dá acesso às residências ali existentes.
Travessa
da Moenda
(15) Começa na Rua do Fundo (10) e termina na Av.Dr.Mário Mathias (7).
Beco
do Forno
(16) Começa na Rua do Fundo (10) no espaço onde se localiza a Casa-Memória Simões Dias.
Escadinhas
da Carreira
(17) Liga a Rua do Fundo (10) à Av.Dr.Mário Mathias (7).
Recinto
Entre Águas
(19) Espaço frente ao Largo do Areal (18) destinado às festas da aldeia.
Travessa
da Capela
(23) Começa no Largo da Capela (22) e termina na Rua da Carreira (20).
Travessa
do Algaça
(24) Começa na Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8) e termina na Rua da Carreira (20).
Rua
da Malhada
(25) Começa na Av.Dr.Mário Mathias (7), junto ao Largo do Tanque (47), e termina após a residência ali existente.
Largo
da Paz
(26) Espaço que ladeia as frentes da Capela de Santa Rita e do Senhor dos Passos.
Travessa
da Praça
(28) Rua estreita que liga a Praça Simões Dias (9) à Rua do Fundo (10).
Rua
do Outeiro
(29) Começa na Praça Simões Dias (9) e termina no Largo da Bela Vista (44).
Escadas
da Padaria
(30) Começa na Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8), junto à Capela de Nossa Senhora da Assunção.
Escadaria
do Doutor
(31) Acesso só com degraus que liga a Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8) à Rua do Outeiro (29).
Escadas
dos Loureiros
(32) Acesso só com degraus que liga a Rua do Outeiro (29) à Rua dos Loureiros (36) e termina na Rua da Levada das Latadinhas (33).
Rua
Levada das
Latadinhas
(33) Começa na Rua do Outeiro (29) e termina após as Escadas das Latadinhas (35).
Travessa
dos
Águedas
(34) Acesso que liga a Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8) à Rua do Outeiro (29).

Escadas
das
Latadinhas

(35) Acesso só com degraus que liga a Rua António Nunes Leitão (11) à Rua da Levada das Latadinhas (33).
Rua
dos
Loureiros
(36) Começa na Rua da Levada das Latadinhas (33), junto às Escadas dos Loureiros (32) e termina após a última residência.
Travessa
do Alecrim
(37) Acesso que liga a Rua dos Loureiros (36) à Rua do Outeiro (29).
Rua
Rosa Gomes
(38) Começa na Rua do Outeiro (29), junto ao fontanário, e termina na Rua dos Loureiros (36).
Travessa
do Olival
(39) Começa na Rua Rosa Gomes (38) e a termina na úlima moradia.
Travessa
do Outeiro
(40) Começa na Rua do Outeiro (29), um pouco mais abaixo do fontanário, e termina na última moradia.
Rua
do Quintal
(41) Começa na Rua do Outeiro (29), junto à Escadaria do Doutor (31) e termina na Rua do Outeiro (29), junto ao fontanário.
Rua
do Bacelo
(42) Começa na Rua do Quintal (41) e termina na última residência existente.
Escadas
do Pinto
(43) Acesso que liga a Rua do Outeiro (29) à Rua do Bacelo (42).
Largo
da Bela Vista
(44) Área onde entroncam as ruas: do Outeiro (29) e da Escola (45), e o acesso às Extremas Carreiras.
Rua
da Escola
(45) Começa no Largo da Bela Vista (44) e termina após o edifício-garagem da Junta de Freguesia.
Rua
Fraga da Pena
(46) Começa na Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8) e termina 300 metros após, na direcção do Santuário de Nossa Senhora das Necessidades.
Largo
do Tanque
(47) Espaço onde entroncam as ruas: Leonardo Gonçalves Mathias (8) e da Malhada (25), Escadas de Santa Rita (27) e Av.Dr.Mário Mathias (7).
Quelha
do Senhor
dos Passos
(48) Começa na Rua Leonardo Gonçalves Mathias (8) e termina junto à porta da última residência.
Quelha
da Boiça
(49) Começa na Rua António Nunes Leitão (11) e termina após as residências.
Vivaldo Quaresma